21 de setembro de 2008

Rímel que faz crescer cílios !!




O mercado de cosméticos prepara um lançamento em 2009 que vai agradar as mulheres que usam rímel todos os dias. Um laboratório norte-americano está finalizando o estudo de um produto para alongar os cílios naturalmente. A novidade foi apresentada em um congresso de dermatologia organizado pela Academia Americana de Dermatologia (AAD), nos Estados Unidos.

Segundo a dermatologista paulistana Mônica Aribi Fiszbaum, membro da AAD, o produto é inspirado no efeito colateral do bimatoprost, substância presente em colírios para tratar glaucoma e que tinha, entre outros efeitos colaterais, o crescimento dos cílios.

“No remédio, foi constatado que a substância aumenta o comprimento e a espessura dos fios”, descreve a médica. Isso acontece porque, diz Mônica, o bimatoprost interage com o bulbo folicular (a raiz do cílio), estimulando um leve crescimento, que não chega nem a meio milímetro mas que chega a ser notado pela pessoa.


Segundo Cristiane Rubiniak, gerente de produto facial do Allergan, laboratório que está analisando o produto nos Estados Unidos, falta ainda a aprovação do FDA, órgão norte-americano que regula produtos alimentícios e farmacêuticos no país. A previsão do laboratório é a de que o lançamento no Brasil aconteça em 2010.

Mas, segundo a dermatologista Mônica, as brasileiras nem vão ter de esperar tanto assim. Quando for aprovado nos Estados Unidos,ele poderá ser importado como matéria-prima para farmácias de manipulação.

“Os produtos usados para manipulação nem sempre precisam esperar aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, diz. Assim, conta a médica, o dermatologista pode prescrever o novo produto no Brasil praticamente ao mesmo tempo em que um dermatologista nos EUA. Dessa forma, a previsão de uso por aqui é muito mais animadora: cai para meados de 2009.

Descobertas do acaso


Usar uma substância que antes tinha fins medicinas em cosméticos não é novidade nem para a medicina nem para a indústria da beleza. A dermatologista Mônica conta que o Botox, por exemplo, era inicialmente usado no tratamento de problemas neurológicos. “Quando se percebeu que ele ‘alisava’ as rugas, ele passou a ser usado com fins estéticos”, diz.

Mas o uso do Botox demorou para ir para as clínicas dermatológicas porque o remédio precisava ter sua eficácia para atenuar as rugas estudada e também aprovada pelo FDA. “É o mesmo processo pelo qual está passando o bimatoprost. É preciso um tempo para o laboratório estudar, inclusive, os outros efeitos colaterais da substância”, esclarece a médica.

Riscos

O bimatoprost até pode fazer crescer os cílios, mas esse é apenas um dos outros efeitos colaterais do medicamento para tratar glaucoma. Segundo o oftalmologista Sérgio Meirelles, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), quem usa o remédio pode ficar com os olhos vermelhos, ter piora no quadro de artrite e asma e sofrer alteração na respiração, entre outros sintomas.

“Quem tem olho claro pode ficar com ele escuro após uso prolongado. Essa mudança é irreversível”, alerta o médico. Os cílios também podem crescer desordenadamente. “Algumas pessoas gostam desse efeito [crescer os cílios], mas eles podem crescer demais e precisarem ser cortados porque ficam batendo nos óculos, por exemplo. É raro, mas pode acontecer”.

Por esse e outros efeitos, o bimatoprost só pode ser usado para fins estéticos somente quando ele for fabricado com esse objetivo, alertam os médicos.

*texto retirado do site G1

4 comentários:

TAISAZ on 22 de setembro de 2008 às 11:07 disse...

alow?
quero um, por favor?!!!

Unknown on 23 de setembro de 2008 às 10:59 disse...

Adorei o post, confesso que pretendo usar assim que conseguir achar um produtinho desses!

Beijos ;)

Anônimo disse...

que chique heimmmm.. talvez isso ajude as pobres mulheres que tem só uma penugem em cima dos olhos... vai ser um sucesso....

Anônimo disse...

eu achei uma droga e tudo mentira nao fas crescer nada e irrita a pele nao comprem nao vcs vao se arrepender!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Meu blog no VilaMulher

Seguidores

Novidades...

Digite seu e-mail aqui

 

Mulheres de Estilo Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada
This template is brought to you by : allblogtools.com | Blogger Templates